Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Valoración del cuidado de Enfermería brindado durante el proceso de parto. Ensayo clínico controlado de una intervención basada en la Teoría de Swanson versus cuidado convencional / Valorização do cuidado de Enfermagem brindado durante o processo de parto. Ensaio clínico controlado de uma intervenção baseada na Teoria de Swanson versus cuidado convencional / Evaluation of the Nursing Care Offered during the Parturition Process. Controlled Clinical Trial of an Intervention based on Swanson's Theory of Caring versus Conventional Care

Invest Educ Enferm; 36(1): [E05], Feb 15 2018. Tab 1, Tab 2
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-882960

OBJETIVO:

Comparar a valorização do cuidado de enfermagem brindado durante o processo de parto no grupo de Intervenção baseada na Teoria de Swanson versus a do grupo de Controle que recebeu cuidado convencional.

MÉTODOS:

Ensaio clínico controlado de tipo preventivo realizado num hospital de segundo nível de atenção em San Gil, Santander (Colômbia). Durante o processo de parto o grupo de Intervenção recebeu cuidado baseado na Teoria de Swanson (n=20) e ao grupo de Controle se lhe praticou o cuidado convencional (n=23). No pós-parto imediato se aplicou às mães a Escala de Valorização do cuidado profissional de Swanson, validada ao espanhol na Colômbia.

RESULTADOS:

A valorização do cuidado profissional no grupo de Intervenção foi Excelente com uma média para o total da escala de 59.8 pontos de um máximo possível de 60, enquanto que no grupo de Controle foi Bom com 50.2 (p<0.0001). Nos 15 itens que conformam a escala e nas duas sub-escalas (Curador Compassivo e Curador Competente) também se observaram maiores pontuações no grupo de Intervenção comparados com os do grupo de Controle.

CONCLUSÃO:

A intervenção derivada da teoria de Swanson se associou a uma melhor valorização do cuidado profissional de enfermagem por parte das mulheres durante o processo de parto.(AU)
Biblioteca responsável: CO103.1