Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efectos de la educación grupal realizada por pares sobre los niveles de miedo, ansiedad y depresión de los pacientes sometidos a angiografía coronaria / Efeitos da educação grupal realizada por pares sobre os níveis de medo, ansiedade e depressão dos pacientes submetidos a angiografia coronária / Effects of a peer- led group education on fear, anxiety and depression levels of patients undergoing coronary angiography

Invest Educ Enferm; 36(1): [E13], Feb 15 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, COLNAL | ID: biblio-883607

OBJETIVO:

Investigar o efeito da educação grupal realizada por pares sobre os níveis de medo, ansiedade e depressão dos pacientes submetidos a angiografia.

MÉTODOS:

Neste ensaio clínico, 70 pacientes remitidos à clínica Vali-E-Asr de Fasa (Irão) para submeter-se a uma angiografia coronária foram selecionados por amostragem aleatório e divididos em dois grupos. O grupo experimental (n=35) recebeu as instruções sobre a angiografia coronária por parte de pares (dois pacientes que haviam sido submetidos previamente a angiografia), enquanto que ao grupo de controle (n=35) as enfermeiras do departamento lhes brindaram a instrução de rotina. Os níveis de medo, ansiedade e depressão dos pacientes se mediram antes e depois de realizar esta intervenção.

RESULTADOS:

A pontuação média do medo e a ansiedade dos pacientes depois da educação grupal efetuada pelos pares no grupo experimental foi menor em comparação com a do grupo de controle (p<0.05), mas para a média da pontuação da prova de depressão, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos.

CONCLUSÃO:

Os resultados deste estudo mostraram que a utilização dos pares para a educação grupal dos pacientes que serão submetidos a angiografia coronária é efetiva para reduzir o medo e a ansiedade. (AU)
Biblioteca responsável: CO103.1