Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências científicas sobre a hepatite Delta no Brasil: revisão integrativa da literatura / Scientific evidence on hepatitis Delta in Brazil: integrative literature review

Acta Paul. Enferm. (Online); 30(6): 658-666, Nov.-Dez. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-885891

RESUMO OBJETIVO:

Descrever o nível de evidência científica sobre a infecção por vírus da hepatite Delta (VHD) no Brasil.

MÉTODOS:

Revisão integrativa da literatura, com buscas realizadas nas bases de dados do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Eletronic Library Online e Scopus, com análise centrada no nivelamento do rigor metodológico de acordo com o modelo de Melnyk e Fineout-Overholt.

RESULTADOS:

A busca revelou uma média de duas publicações por ano no intervalo entre 1987 e 2017. Foram selecionados 33 artigos, tendo a maioria (91%) apresentado nível de evidência VI. As publicações ficaram concentradas em periódicos da área de medicina tropical (46%) e virologia (15%). Dos trabalhos, 85% tinha profissional médico com autor e o delineamento mais encontrado foi o descritivo/transversal (69,6%).

CONCLUSÃO:

A produção científica sobre a infecção por VHD no Brasil está centrada em estudos de prevalência, mostrando-se incipiente quanto à produção de estudos com delineamentos mais rígidos como ensaios clínicos.
Biblioteca responsável: BR1.2