Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Older adults abuse in three Brazilian cities / Violencia contra personas mayores en tres municipios brasileños / Violência contra idosos em três municípios brasileiros

Rev. bras. enferm; 70(4): 783-791, Jul.-Aug. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898143

RESUMO OBJETIVO:

Analisar os boletins de ocorrência registrados por idosos que sofreram violência, a fim de identificar características sociodemográficas das vítimas e dos agressores, tipo de violência, local, bem como comparar as taxas em três municípios brasileiros no período de 2009 a 2013.

MÉTODO:

Estudo ecológico, em que foram analisados 2.612 boletins de ocorrência registrados em Delegacias do Idoso. Utilizou-se um instrumento para obter dados da vítima, do agressor e tipo de violência.

RESULTADOS:

Predominou a violência psicológica, na maioria dos casos na própria residência do idoso. Em Ribeirão Preto e João Pessoa, os idosos mais jovens apresentaram taxas semelhantes entre ambos os sexos. Na comparação das taxas padronizadas, em João Pessoa, houve ascensão deste tipo de violência nos dois primeiros anos, e, posteriormente, certa estabilidade. Em Teresina, houve ascensão, também observada em Ribeirão Preto nos três primeiros anos, seguida de decréscimo.

CONCLUSÃO:

A violência é um fenômeno cultural de difícil notificação pelo idoso, por ocorrer no contexto familiar.
Biblioteca responsável: BR1.1