Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The nurses' work process in different countries: an integrative review / Proceso de trabajo de la enfermera en diferentes países: una revisión integradora / Processo de trabalho da enfermeira em diferentes países: uma revisão integrative

Rev Bras Enferm; 71(2): 413-423, Mar.-Apr. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898405

RESUMO OBJETIVO:

Analisar características do processo de trabalho da enfermeira em diferentes países.

MÉTODO:

Utilizamos o método da revisão integrativa e selecionamos 84 publicações (artigos, teses e dissertações) em bases de dados e banco de teses nacionais e internacionais. As evidências foram analisadas na perspectiva do materialismo dialético.

RESULTADOS:

A negação do trabalho gerencial esconde a singularidade do trabalho da enfermeira, pela não compreensão da natureza indissociável gerencial-assistencial, visto que isso confere a expertise para coordenar o processo de trabalho em enfermagem e direcionar os processos de trabalho em saúde. A divisão técnica e social está presente no processo de trabalho em todos os países estudados, ainda que sob formas distintas. O lugar da enfermeira no processo de trabalho assistencial é subordinado ao médico.

CONCLUSÃO:

As características são semelhantes. A negação da própria natureza dual do trabalho pela enfermeira, via alienação, culmina no não reconhecimento do próprio trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1