Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrative literature review: sleep patterns in infants attending nurseries / Revisión integradora de la literatura: sueño en lactantes que frecuentan guarderías / Revisão integrativa da literatura: sono em lactentes que frequentam creche

Rev Bras Enferm; 71(2): 424-430, Mar.-Apr. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898422

RESUMO OBJETIVO:

Identificar evidências disponíveis na literatura sobre o sono do lactente que frequenta creche.

MÉTODO:

Revisão integrativa de artigos publicados em português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra nas bases LILACS, CINAHL e PubMed. Foram utilizados os descritores "sono", "lactente" e "creches" ou "berçários e "sleep", "infant" e "childcare" ou "nurseries" para LILACS e para CINAHL e Pubmed, respectivamente, sendo selecionados e analisados nove estudos.

RESULTADOS:

O principal componente explorado nos artigos acerca do comportamento do sono é a posição em que a criança dorme, haja vista sua associação com a síndrome da morte súbita infantil. Os resultados ressaltaram a necessidade de promoção e desenvolvimento de normas escritas quanto às práticas comportamentais para redução de risco desse fenômeno.

CONCLUSÃO:

As evidências identificaram problemas relacionados ao sono, principalmente em relação ao posicionamento da criança e ao ambiente em que dorme, sendo fundamental o estabelecimento de rotinas e intervenções, visando melhorar a qualidade do cuidado com o sono dos lactentes que frequentam creches.
Biblioteca responsável: BR1.1