Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efectividad de la acupuntura en pacientes con epicondilalgia lateral: un resumen de revisiones sistemáticas / Effectiveness of Acupuncture in Patients with Lateral Epicondylalgia: An Overview of Systematic Reviews / Efetividade da acupuntura em pacientes com epicondilalgia lateral: um resumo de revisões sistemáticas

Rev. cienc. salud (Bogotá); 15(1): 37-48, abr. 2017. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-900230
A epicondilalgia lateral é uma condição musculoesquelética bastante comum, que se caracteriza pela presença de dor, diminuição na força de preensão e perda progressiva da funcionalidade da mão. A acupuntura é um método terapêutico derivado da medicina chinesa tradicional, onde se realiza estimulação de pontos corporais mediante guias, com fins terapêuticos ou preventivos. Alguns estudos têm reportado que a acupuntura produz um benefício a curto prazo sobre a dor localizada no epicôndilo lateral do cotovelo; no entanto, os benefícios que informam os estudos associados a esta patologia não conseguem ser concluintes.

OBJETIVO:

Resumir a evidência existente em revisões Cochrane e não Cochrane, buscando os efeitos e benefícios da Acupuntura para o tratamento da dor em sujeitos que apresentem Epicondilalgia lateral.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realizou-se uma busca no registro especializado Cochrane do grupo musculoesquelético (1980-Junho 2015) e nas bases de dados: Medline (1980-Setembro 2015), PEDro (1980- Setembro 2015), Metabuscador Epistemonikos (1980- Setembro 2015), se buscou literatura cinzenta e atas de congressos. A qualidade metodológica das revisões sistemáticas incluídas foi avaliada com AMSTAR e a qualidade global da evidência mediante GRADE.

RESULTADOS:

A busca preliminar identificou 92 revisões sistemáticas, das quais 2 cumpriram com os critérios de elegibilidade. As 2 revisões sistemáticas foram categorizadas como de alta qualidade metodológica.

CONCLUSÃO:

Apesar da prescrição e a sua aplicação em sujeitos que apresentam epicondilalgia lateral, a acupuntura tem demonstrado ser eficaz no alívio da dor a curto prazo
Biblioteca responsável: CO304.1