Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

La salud sexual y reproductiva como área para desarrollar la enfermería de práctica avanzada / Sexual and reproductive health as area to develop advanced practice nursing / A saúde sexual e reprodutiva como área para desenvolver a enfermagem de prática avançada

Rev. cienc. cuidad; 14(2): 130-143, 2017.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-906513

INTRODUÇÃO:

A enfermagem de prática avançada implica o desenvolvimento de novos papeis na formação e prática de enfermagem a partir do nível de mestrado cuja essência é a ampliação dos domínios de atuação com autonomia e independência.

METODOLOGIA:

Revisão temática. Realizou-se busca em bases de dados Lilacs, Pubmed e EBSCO. Utilizou-se como palavra-chave enfermagem de prática avançada, limitou-se aos artigos publicados desde o ano 2010 até o ano 2016 em idioma inglês, espanhol e português.Análise: Resultados: A lei 266 de 1996 define a enfermagem como uma profissão liberal. De outro lado, várias políticas, planos e programas em saúde sexual e reprodutiva manifestam a necessidade de pessoal formado nestas temáticas e em componentes adicionais como a pesquisa e a liderança. Uma oportunidade para o desenvolvimento da autonomia e da independência na enfermagem é a prática avançada, a qual favoreçe a ampliação dos domínios de desempenho professional e ajuda a visibilizar o trabalho do enfermeiro.

CONCLUSÃO:

A saúde sexual e reprodutiva pode ser um nicho adequado para o desenvolvimento da enfermagem de prática avançada no marco dos cuidados de saúde primários, sempre e quando exista um marco político e regulatório.
Biblioteca responsável: CO648.1