Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse e síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem que atuam na nefrologia: uma revisão integrativa / Stress and Burnout syndrome among nursing professinals working in nephrology: an integrative review / Strés y agotamiento profesional en los trabajadores de enfermería de nefrología una revisión integradora

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 10(3): 889-899, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-906851

OBJETIVO:

O estresse ocupacional crônico pode ocasionar o desenvolvimento da síndrome de Burnout. Enfermeiros atuantes na nefrologia também estão predispostos à ocorrência do estresse e Burnout.

OBJETIVOS:

Identificar a produção científica relacionada à Burnout e estresse em trabalhadores de enfermagem da nefrologia; discutir os fatores de risco e os fatores relacionados ao Burnout e ao estresse em trabalhadores de enfermagem que atuam na nefrologia.

MÉTODO:

Trata-se de uma revisão integrativa. A amostra foi composta por 5253 artigos e após refinamento, foram obtidos 13 artigos completos.

RESULTADOS:

Deste número, oito apresentaram altos níveis de estresse e/ou Burnout entre enfermeiros da hemodiálise e cinco apontaram o Burnout abaixo da média dos países de origem ou comparados a outros setores de cuidado em saúde.

CONCLUSÃO:

Com este resultado, espera-se ampliar a visão sobre o estresse e Burnout em enfermeiros que atuam em nefrologia identificando os fatores que podem influenciar na assistência
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1