Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Da prática baseada em evidências para a saúde coletiva informada por evidências: revisão narrativa / From evidence-based practice to evidence-informed public health: a narrative review / De la práctica basada en evidencias para la salud colectiva informada por evidencias: revisión narrativa

Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 31(2): 1-7, 22/06/2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-907009

OBJETIVO:

Revisar na literatura a descrição dos conceitos e o emprego das evidências científicas no âmbito da Saúde Coletiva (SC).

MÉTODOS:

Realizou-se uma revisão narrativa utilizando e combinando as palavras-chave "Saúde Pública" OR "Saúde Coletiva"; "Medicina baseada em evidências" e "Política informada por evidências" por meio da consulta as bases de dados Lilacs, SciELO e MedLine. As buscas foram limitadas ao período entre janeiro de 1990 a dezembro de 2016, no idioma português e/ou inglês. A seleção dos estudos foi realizada por dois autores, de modo independente, por meio da leitura do título, resumo e texto completo. Para o processo de síntese, as temáticas encontradas foram agrupadas em três grandes eixos norteadores: as evidências e a prática em saúde, as evidências em SC, e os avanços e desafios da Saúde Coletiva Informada pelas Evidências (SCIE).

RESULTADOS:

Os achados desta revisão apontam que as tomadas de decisão na SC são mais complexas do que as decisões clínicas individuais, pois envolvem avaliações de impactos orçamentários e políticos, reforçando a relevância da adoção de práticas informadas pelas evidências neste campo.

CONCLUSÃO:

Os meios de apropriação e emprego das evidências no campo da SC são complexos, pois envolvem pressupostos de plausibilidade e adequação nem sempre observados em intervenções individuais. Ainda assim, o campo beneficia-se da aproximação observada na SCIE e, em particular, na tomada de decisões em saúde.
Biblioteca responsável: BR1881.9