Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

GRADE: um sistema para graduar qualidade de evidência e força da recomendação e as implicações para a prática fisioterapêutica / GRADE: a system to graduate quality of evidence and strength of recommendation and the implications to the physical therapy practice

Fisioter. Bras; 18(5): f: 657-I: 666, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-908601

INTRODUÇÃO:

O sistema de graduação de qualidade de evidência e força de recomendação, denominado Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE), tem sido adotado por organizações para o desenvolvimento de diretrizes e por revisores sistemáticos para análise da qualidade da evidência. Esse artigo tem como objetivo descrever os princípios e a abordagem do sistema GRADE.

MÉTODOS:

Revisão de literatura utilizando as bases de dados Medline, CINAHL e Web of Science.

RESULTADOS:

O sistema classifica a qualidade da evidência em alta, moderada, baixa e muito baixa, de acordo com fatores que consideram: a metodologia dos estudos, a consistência e a precisão dos resultados, o direcionamento da evidência e o viés de publicação. A força da recomendação é graduada em forte ou fraca e baseia-se não apenas na qualidade da evidência, mas no equilíbrio entre benefício e malefício da intervenção, valores e preferências do paciente e utilização dos recursos e custos. Os achados apresentados por esse sistema refletem a extensão da confiabilidade de que as estimativas dos efeitos encontradas estão corretas.

CONCLUSÃO:

O entendimento do sistema GRADE facilita a interpretação crítica de revisões sistemáticas e diretrizes que o utilizam e espera-se que haja um aumento da sua incorporação na produção desses estudos na área da fisioterapia. (AU)
Biblioteca responsável: BR1561.1