Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interações entre fármacos e nutrientes: ocorrência e manejo clínico / Interactions between pharmaceuticals and nutrients: occurrence and management clinic

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 17(1): 65-70, jul.17,2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-909987

INTRODUÇÃO:

a dieta alimentar fornece nutrientes necessários ao sustento do corpo humano, portanto alterações provocadas por doenças e infecções, levam à utilização de medicamentos, o qual o uso associado pode interferir na eficácia terapêutica.

OBJETIVO:

Apresentar o manejo clínico, a ocorrência e os diversos aspectos da interação fármaco-nutriente.

METODOLOGIA:

revisão integrativa da literatura, a qual foi utilizado as bases de dados para a busca dos artigos: BVS, MEDLINE, PubMed, LILACS e SciELO, com as palavras-chaves selecionados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: interações alimento-droga, medicamentos, clinica. Foram incluídas pesquisas que abordam a ocorrência de interações de fármacos com nutrientes alimentares e a descrição do manejo clinico, dentre estudos de casos, revisões e pesquisas clinicas, publicados em inglês, português ou espanhol no período de 2008 a 2016.

RESULTADOS:

na administração de medicamento com um alimento existe a possibilidade de alterações na farmacodinâmica ou na farmacocinética da droga ou do nutriente, alterando o estado nutricional ou a resposta terapêutica. No geral, as estratégias adotadas devem ser peliculares a cada situação levando em consideração a condição clínica do indivíduo e as características do fármaco em utilização associadas as necessidades metabólicas do organismo envolvido. Como no caso da interação de levodopa com aminoácidos, que pode ser adotado a esquematização dos horários da dieta, tendo em vista à administração da maior composição proteica à noite.

CONCLUSÃO:

evidencia-se o contexto dinâmico no manejo clinico de interações e a necessidade da equipe multiprofissional para uma indicação de intervenções cabíveis para melhorar a vida da população
Biblioteca responsável: BR1826.9