Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Xerostomia em pacientes com HIV/ Aids: revisão sistemática de literatura

RFO UPF; 23(1): 84-90, 15/08/2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-910198

INTRODUÇÃO:

a transmissão do vírus da imunodeficiênciahumana (HIV) leva à redução da resposta imunológicado indivíduo, podendo ocorrer alterações na cavidadebucal, entre elas, a xerostomia.

OBJETIVO:

por meio deuma revisão sistemática, este trabalho objetiva analisara presença e as correlações da presença de xerostomiaem pacientes HIV positivos ou com Aids.

MÉTODOS:

foifeita busca nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacsutilizando os descritores "oral manifestations", "HIV","Aids" e "xerostomia", sendo os critérios de inclusãotrabalhos epidemiológicos descritivos e observacionaiscom no máximo 10 anos de publicação e em línguainglesa, portuguesa ou espanhola.

RESULTADOS:

foramencontrados 162 artigos que, após critérios exclusivos,foram reduzidos a 15 trabalhos desenvolvidos em setepaíses, nos quais se encontraram valores variando entre2% e 76,2% na presença de xerostomia em pacientescom HIV/Aids, a maioria homens entre a terceira e aquarta década de vida.

CONCLUSÃO:

a xerostomia em pacientescom HIV/Aids necessita de diversas pesquisasclínicas, devido aos inúmeros fatores que podem ocasionara etiologia, além da grande divergência de resultadosencontrados. Estudos afirmam que patologias queacometem as glândulas salivares podem levar à sensaçãode boca seca nesses indivíduos e são decorrentesda utilização prolongada da terapia antirretroviral altamenteativa (Haart).
Biblioteca responsável: BR1539.9