Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autopercepção da qualidade de vida de pacientes submetidos à artroplastia total do joelho / Patient self-perception of the quality of life after total knee arthroplasty / Autopercepción de la calidad de vida de pacientes luego de una artroplastia total de rodilla

Arch. Health Invest; 7(8): 293-299, ago. 2018. graf
Artigo em Português | BBO - Odontologia | ID: biblio-913079

INTRODUÇÃO:

A doença articular degenerativa, osteoartrose, é, no geral, a principal causa de deficiência física entre idosos. A dor e a limitação funcional provocadas por essa condição, especialmente nos membros inferiores, apresentam forte correlação com a redução na qualidade de vida dessas pessoas. A artroplastia total do joelho é um procedimento terapêutico de excelentes resultados na artrose do joelho, cada vez mais prevalente.

OBJETIVO:

Conhecer a qualidade de vida antes e depois desse procedimento sob a perspectiva do paciente.

MATERIAL E MÉTODO:

Estudo qualitativo, descritivo, realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, com 50 pacientes submetidos a artroplastia total do joelho. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: ideia central, expressões chave e o discurso sujeito coletivo.

RESULTADOS:

Melhora importante da dor, ganho funcional, maior sensação de segurança e menor dependência de medicamentos com função analgésica foram vantagens destacadas. Ainda que uma parcela mantenha queixas álgicas em outros segmentos após o procedimento, a satisfação com a prótese foi significativa entre os pacientes, com descrições originais sobre a qualidade de vida nos dois momentos exemplificando essa constatação.

CONCLUSÃO:

A satisfação com a artroplastia total do joelho é significativa entre os pacientes em vários domínios, claramente visível em uma exploração de caráter qualitativo(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1