Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

BARREIRAS ASSOCIADAS AOS CUIDADOS NA DEMÊNCIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA / Barriers associated with palliative care in dementia: a review of the literature

Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.); 12(2): 105-112, abr.-jun.2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-914975

INTRODUÇÃO:

A síndrome demencial destaca-se como importante causa de mortalidade e incapacidade na população. Apesar dos pacientes sofrerem elevada sobrecarga de sintomas e comorbidades, a introdução dos cuidados paliativos acontece de forma tardia em casos em que há excesso de sintomas ou proximidade da morte.

OBJETIVO:

Buscou-se realizar uma revisão integrativa da literatura que aborda os cuidados paliativos na síndrome demencial, identificando limitações e barreiras que impedem ou dificultam a introdução dos cuidados paliativos para pacientes com demência.

MÉTODOS:

Os termos e palavras-chave utilizados foram combinados nas bases de dados PubMed, Web of Knowledge e Scopus, e na Biblioteca Digital SciELO, para identificar os artigos dos últimos dez anos que abordassem as barreiras para introdução dos cuidados paliativos na demência.

RESULTADOS:

Foram identificados seis artigos que discutiam como principais barreiras: falta de conhecimento, imprevisibilidade da doença, ausência de critérios para indicação, falha na comunicação, acesso e recursos limitados, crenças e preconceitos em relação à morte e recusa por parte dos pacientes e familiares.

CONCLUSÃO:

É necessário investir na educação dos profissionais e da população sobre as indicações e a importância dos cuidados paliativos, e em estratégias de comunicação como forma de facilitar a introdução desses cuidados de forma eficaz para portadores de síndrome demencial
Biblioteca responsável: BR1946.9