Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise dos fatores que dificultam e facilitam o processo de doação de órgãos e tecidos na perspectiva do enfermeiro / Analysis of factors that make it difficult and the process of organ and tissue donation in the nurse's perspective

Nursing (Säo Paulo); 21(244): 2350-2354, set.2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-947576

OBJETIVO:

identificar na produção científica da enfermagem os fatores envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo de revisão integrativa que, a partir da utilização de duas bases de dados, PubMed e LILACS, selecionou dez artigos para serem submetidos à leitura, sendo seus dados agrupados e inseridos na análise.

RESULTADOS:

Após a análise dos artigos obtidos, emergiram duas categorias: fatores dificultadores do processo de doação de órgãos e tecidos e fatores facilitadores desse processo. Os artigos selecionados foram unânimes em ressaltar a importância do conhecimento teórico e prático dos enfermeiros no processo de doação de órgãos e tecidos.

CONCLUSÃO:

O déficit de conhecimento foi o obstáculo com maior grau de influência por afetar a viabilização de órgãos e tecidos para transplante, impossibilitando a esperança de sobrevida ou até mesmo salvar a vida de outra pessoa por meio da doação.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2