Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Decision Making assessed by the Iowa Gambling Task and Major Depressive Disorder A systematic review / Tomada de decisão avaliada pela Iowa Gambling Task e pelo Transtorno Depressivo Maior: uma revisão sistemática

Dement. neuropsychol; 12(3): 250-255, July-Sept. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-952967
Resumo O Transtorno Depressivo Maior (TDM) pode ocorrer em paralelo com o comprometimento cognitivo. A busca por um perfil neuropsicológico da depressão tem sido perseguida nas últimas duas décadas. No entanto, poucas pesquisas foram feitas sobre funções executivas e capacidade de decisão (DM).

OBJETIVO:

Realizar uma revisão sistemática das evidências do desempenho do DM avaliado pela Iowa Gambling Task (IGT) em adultos com TDM.

MÉTODOS:

Uma pesquisa sistemática de acordo com a declaração PRISMA foi realizada na MEDLINE para estudos em inglês usando as seguintes palavras-chave: "depressão", "depressivo", "sintomas depressivos" e "tomada de decisão" OU "tarefa de jogo".

RESULTADOS:

Foram identificados 5 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Três relataram diferenças significativas entre indivíduos deprimidos e não deprimidos. Os resultados indicaram que os jovens adultos com TDM exibiram menor desempenho em todos ou quase todos os estágios da IGT. Um estudo que avaliou o DM em idosos com TDM mostrou que os participantes deprimidos não apáticos não adotaram nenhuma estratégia vantajosa e continuaram tomando decisões arriscadas durante a tarefa.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem que o desempenho na tarefa de DM por jovens e adultos idosos com TDM diferiu em comparação com os participantes não deprimidos. Dado o pequeno número de artigos, mais estudos devem ser realizados.
Biblioteca responsável: BR1.1