Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação de Staphylococcus aureus em profissionais de enfermagem que cuidam de pessoas com HIV/AIDS / Identification of Staphylococcus aureus in nursing professionals who provide care to people with HIV/AIDS

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20(4): e20160106, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-953423

OBJETIVO:

Avaliar a prevalência de colonização por Staphylococcus aureus na saliva e secreção nasal de profissionais de enfermagem que cuidam de pessoas com HIV/aids e identificar medidas de associação entre os colonizados e não colonizados com as variáveis demográficas e profissionais.

MÉTODOS:

Estudo transversal com profissionais de enfermagem de cinco unidades. Amostras de saliva e secreção nasal foram obtidas em três momentos.

RESULTADOS:

A prevalência de Staphylococcus aureus foi de 43,0%. Armazenamento da escova dental em compartimento fechado foi fator de risco para a colonização. Conhecimento sobre as precauções-padrão e participação em treinamento apresentaram-se como um fator de proteção para a não colonização.

CONCLUSÃO:

A prevalência de Staphylococus aureus na saliva e secreção nasal da equipe de enfermagem foi elevada. A adoção de medidas de prevenção e controle de microrganismos patogênicos são essenciais para a prática da enfermagem e segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR21.1
Localização: BR442.1