Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competences and Barriers for the Evidence-Based Practice in Nursing: an integrative review / Competencias y barreras para Práctica Basada en Evidencias en la Enfermería: revisión integrativa / Competências e barreiras para Prática Baseada em Evidências na Enfermagem: revisão integrativa

Rev Bras Enferm; 71(4): 2030-2038, Jul.-Aug. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-958685

RESUMO OBJETIVO:

Analisar conhecimentos, atitudes, práticas e barreiras frequentes para a implementação da Prática Baseada em Evidências entre enfermeiros assistenciais no contexto hospitalar.

MÉTODO:

Trata-se de revisão integrativa, cuja busca dos estudos primários ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Para análise foram incluídos estudos observacionais, tipo transversal, em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos de enfermagem, no período de janeiro 2007 a julho 2016.

RESULTADO:

A busca resultou em 363 artigos, sendo incluídos nove estudos primários. As fontes de evidências recorrentes entre os enfermeiros assistenciais foram: a experiência pessoal e os protocolos assistenciais locais. Esses profissionais apresentaram fragilidades para a implementação da Prática Baseada em Evidências relacionadas ao pouco conhecimento para avaliação de evidências, sobrecarga de trabalho e resistência à mudança de práticas.Considerações finais: Enfermeiros apresentaram atitudes favoráveis, entretanto, pouco conhecimento para desempenharem a Prática Baseada em Evidências. Resultados podem subsidiar intervenções para sua implementação em âmbito hospitalar.
Biblioteca responsável: BR21.1