Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Scientometric overview of nursing research on pain management / Revisão cientométrica das pesquisas de enfermagem sobre gestão da dor / Revisión cienciométrica de la investigación en enfermería sobre manejo del dolor

Rev. latinoam. enferm. (Online); 26: e3051, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-961173

RESUMO OBJETIVOS:

analisar artigos científicos sobre dor e enfermagem, utilizando metodologias bibliométricas e cienciométricas.

MÉTODO:

artigos do banco de dados Web of Science que continham dor e enfermeiro e dor e enfermagem foram analisados utilizando métodos cientométricos, através de técnicas de visualização de dados e análise avançada de textos.

RESULTADO:

dos 107.559 artigos científicos encontrados na área de enfermagem, 3.976 deles foram escritos com base nas palavras-chave dor e enfermagem, e foram considerados em consonância com o âmbito de aplicação deste estudo. As análises preliminares indicaram que as publicações têm aumentado ao longo dos anos, com pequenas flutuações. Títulos, palavras-chave e resumos foram analisados através de análise de texto para revelar agrupamentos de palavras-chave e estruturas de temas. Estudos sobre oncologia e dor no campo da enfermagem têm uma frequência relativamente maior.

CONCLUSÃO:

os resultados das análises revelaram as características da literatura atual em uma ampla gama de áreas, considerando-se dimensões específicas. Portanto, os resultados podem respaldar pesquisas atuais e futuras neste campo, proporcionando informações sobre redes, tendências e conteúdos da literatura em questão.
Biblioteca responsável: BR21.1