Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significando a vivência das pessoas com doença autoimune do sitema nervoso, na perspectiva das demandas de cuidado: contribuições para a enfermagem e para a saúde integral / Meaning the experience of people with autoimmune disease of the nervous system, from the perspective of care demands: contributions to nursing and to integral health

Rio de Janeiro; s.n; ago. 2018. 179 f p. tab, graf, ilus.
Tese em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-964358
Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Valadares, Glaucia Valente.
A presente dissertação de mestrado inserida no Núcleo de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem (NUCLEARTE) da EEAN tem como objeto o significado da vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso na relação com as demandas de cuidado. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos: objetivo geral: Compreender a vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso na perspectiva das demandas de cuidado; e objetivos específicos: Conhecer a vivência da pessoa com afecção autoimune do sistema nervoso, Relacionar a vivência com as demandas de cuidado e Propor uma teoria substantiva que congregue as demandas de cuidado à saúde integral. O referencial teórico do estudo é o Interacionismo Simbólico, haja vista a importância do significado para o fenômeno em investigação. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, guiada pelos conceitos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). O cenário de estudo compreendeu as unidades de atenção básica à saúde, incluindo as Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé ­ RJ. O grupo amostral foi composto de doze mulheres com diagnóstico confirmado de doença autoimune do sistema nervoso, a saber esclerose múltipla e miastenia gravis, tendo sido utilizado o critério de saturação teórica. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semi-estruturada em profundidade a fim de proporcionar uma imersão no universo da pessoa entrevistada, captando aspectos verbais e não-verbais, dentre outros. Os depoimentos coletados foram analisados de acordo com os procedimentos próprios da TFD: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva para posterior construção da categoria central, cerne do estudo. A partir da conjunção dos fenômenos relacionados ao objeto de estudo: condições causais, condições contextuais, condições interventoras, estratégias de ação-interação e consequências, foi possível identificar o fenômeno central: (RE) SIGNIFICANDO A VIDA A PARTIR DAS DEMANDAS DE CUIDADO: A VIVÊNCIA DA DOENÇA AUTOIMUNE DO SISTEMA NERVOSO REVELA UM NOVO SER.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; T841 EEAN