Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preparação de profissionais de enfermagem para assistência intra-hospitalar em situações de desastres socioambientais / Preparation of nursing professionals for in-hospital care in situations of socio-environmental disasters

Rio de Janeiro; s.n; ago. 2018. 164 f p. tab, graf, ilus.
Tese em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-964359
Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Oliveira, Alexandre Barbosa de.

INTRODUÇÃO:

Em janeiro de 2011 diversos estabelecimentos de saúde da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro colapsaram, em função dos efeitos do desastre socioambiental que atingiu drasticamente diversos municípios. Profissionais de Enfermagem da principal unidade hospitalar do Município de Nova Friburgo atuaram no atendimento caótico às centenas de cidadãos afetados. Inúmeros foram os desafios enfrentados por esses profissionais, especialmente relacionados à sua preparação prévia para responder àquela demanda emergencial, em cenário intra-hospitalar.

OBJETIVO GERAL:

Sintetizar evidências para subsidiar decisões acerca da preparação de profissionais de Enfermagem para o enfrentamento de desastres socioambientais, em cenário intra-hospitalar, a partir do caso estudado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

analisar a preparação de profissionais de Enfermagem de uma unidade hospitalar, que sofreu impacto de desastre socioambiental em janeiro de 2011, para melhor resposta no atendimento intra-hospitalar; apontar as dificuldades enfrentadas pelo Setor Saúde na resposta ao desastre socioambiental ocorrido no Município de Nova Friburgo; e identificar os desafios enfrentados na preparação de equipes de Enfermagem para o atendimento às pessoas atingidas por desastres socioambientais em cenário hospitalar.

METODOLOGIA:

trata-se de um estudo de caso único, transversal, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos e sistematizar a coleta dos dados foram articuladas três fontes de evidência: documentos técnico-científicos sobre o tema, documentos jornalísticos da época do desastre e entrevistas com os profissionais de Enfermagem do referido hospital. Os documentos foram tratados por meio de análise documental e as entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®. Participaram da pesquisa enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem deste hospital municipal de Nova Friburgo. Os resultados demonstraram que os desafios estão relacionados às dificuldades de locomoção das equipes, ao atendimento do grande número de pessoas atingidas, falta de recursos humanos e materiais, necessidade de maior investimento na área de educação e treinamento em desastres, suporte psicológico aos profissionais e percepção das equipes de Enfermagem quanto ao seu papel em situações de desastres. A partir da triangulação dos dados foi desenvolvida a síntese das evidências, com vistas a traçar recomendações específicas voltadas à preparação e melhor resposta no enfrentamento de desastres socioambientais, em cenários intra-hospitalares.

CONCLUSÃO:

a pesquisa revelou o quanto é imprescindível o investimento contínuo na preparação dos profissionais de Enfermagem para atuação em situações de desastres socioambientais, a fim de garantir a segurança, qualidade e continuidade da assistência, como também dar conta das demandas específicas de tais situações. Ademais, o conhecimento e desenvolvimento de competências de Enfermagem em cenários de desastres precisa ser sistematicamente considerado em programas de graduação e de pós-graduação, a fim de que os profissionais assumam com efetividade o seu papel nessas situações.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; T842 EEAN