Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dinheiro e Conjugalidade: Posicionamentos e Estratégias Conjugais para Resolução de Dilemas Financeiros / Money and Conjugality: Couples Positioning and Strategies for Financial Dilemma Resolution

Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora); 12(1): 159-174, jan.2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-968274

OBJETIVO:

Este artigo toma por base um estudo empírico, com delineamento qualitativo, e busca compreender os posicionamentos e estratégias dos casais para a resolução de dilemas financeiros.

MÉTODO:

Participaram 12 indivíduos casados que apresentaram os níveis mais altos e os mais baixos na escala de ajustamento diádico. Essa seleção dos participantes ocorreu a partir de uma pesquisa anterior que avaliou 246 indivíduos casados para investigar relações entre significado e manejo do dinheiro, e ajustamento diádico e conflito conjugal. A análise foi realizada a partir de análise do conteúdo.

RESULTADOS:

Os posicionamentos e as estratégias utilizadas pelos casais participantes reproduzem padrões financeiros aprendidos com suas famílias de origem, além de concordarem que o diálogo deveria ser a principal estratégia utilizada para a resolução dos conflitos financeiros.

CONCLUSÃO:

O diálogo sobre finanças pode oportunizar aproximação afetiva entre os cônjuges e maior empatia para compreender dificuldades oriundas do ciclo de vida conjugal.
Biblioteca responsável: BR1922.9