Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Descarte de medicamentos: uma questão socioambiental e de saúde / Medicine dispoasal: a socio-enviromental and health issue / Descarte de medicamentos: una cuestión socioambiental y de salud

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(1): 1-10, jan.-mar. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-968461

OBJETIVO:

Descrever como é realizado o descarte de medicamentos; avaliar o conhecimento de profissionais que atuam em Unidades de Saúde da Família a respeito do descarte de medicamentos.

MÉTODO:

Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, realizada com 16 profissionais em quatro Unidades de Saúde da Família de um município do sul do Brasil. A coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi por meio da análise textual discursiva.

RESULTADOS:

Os trabalhadores não cumprem os passos do descarte correto. A maioria desconhece a legislação vigente. Os profissionais identificaram a contaminação do meio ambiente, uso indevido dos medicamentos descartados incorretamente e resistência bacteriana aos medicamentos como as principais consequências do descarte incorreto.

CONCLUSÃO:

Esta pesquisa pode contribuir na gestão e na assistência, fazendo com que gestores, profissionais e usuários repensem o seu fazer, melhorando a saúde das pessoas e do meio ambiente
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1