Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos / Service of nursing in intracranial pressure monitoring in patients neurocríticos / Servicio de enfermería en el monitoreo de la presión intracraneal en pacientes neurocríticos

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(1): 255-262, jan.-mar. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-968579

OBJETIVO:

Identificar por meio da literatura as intervenções de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura com busca dos artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e PUBMED. Os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2007 e 2017.

RESULTADOS:

Foram encontrados 94 artigos e excluídos 78 conforme critérios de inclusão. Assim, 16 artigos foram usados nesta revisão. Estes apontaram que a monitorização neurológica pode ser realizada de maneira invasiva e não invasiva. Entre os métodos invasivos, está a monitorização da pressão intracraniana, sendo o enfermeiro, responsável direto neste cuidado. Assim, cuidados como a elevação da cabeceira, cuidados com aspiração traqueal, cuidados com hipoxemia, coordenação e gerenciamento nos cuidados de enfermagem, entre outros, devem fazer parte da assistência de enfermagem.

CONCLUSÃO:

Os cuidados de enfermagem são indispensáveis para o paciente neurocrítico. Estes cuidados contribuem tanto para evolução positiva quanto negativa desses pacientes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1