Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

PROSPERO: base de registro de protocolos de revisões sistemáticas. Estudo descritivo / PROSPERO: base of registration of protocols of systematic reviews. Descriptive study

Diagn. tratamento; 23(3): [101-104], jul.-set. 2018. fig, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-969297

INTRODUÇÃO:

O registro prospectivo de protocolos de revisões sistemáticas (RSs) permite avaliar a condução do estudo e a qualidade do relato de seus resultados, aumentando a transparência e a reprodutibilidade.

OBJETIVOS:

Apresentar a base de registros PROSPERO e descrever suas principais características.

MÉTODOS:

Estudo descritivo realizado na Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

RESULTADOS:

A PROSPERO é uma base de registros de RSs, gratuita, mantida pelo Centre of Reviews and Dissemination, da Universidade de York, e financiada pelo National Institute for Health Research (NIHR). Atualmente, há mais de 35.000 registros de RSs em andamento em humanos ou animais que estudam desfechos em saúde.

CONCLUSÃO:

PROSPERO é uma base pública de registro de protocolos de revisões sistemáticas criada em 2011, que conta até o momento com mais de 35.000 protocolos registrados. O registro prospectivo desses protocolos já é recomendado por muitos periódicos em saúde com o objetivo de minimizar o risco de viés de publicação e a duplicidade de revisões para responder a uma mesma questão clínica.
Biblioteca responsável: BR12.1
Localização: BR12.1