Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre insuficiência de perfurante anterior do joelho e insuficiência de veia safena magna em pacientes com varizes primárias dos membros inferiores / Association between insufficiency of anterior perforator vein of the knee and great saphenous vein insufficiency in patients with primary varicose veins of the lower limbs

ABC., imagem cardiovasc; 32(1): 14-18, jan.-mar. 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-969861
A correta identificação dos pontos de refluxo no estudo das varizes primárias dos membros inferiores é importante na abordagem terapêutica desses pacientes.

OBJETIVO:

Avaliar a associação entre a insuficiência de veias perfurantes anteriores do joelho e a insuficiência de veia safena magna em pacientes com varizes primárias de membros inferiores.

MÉTODOS:

Foram avaliados 886 pacientes, correspondendo a 1.772 membros inferiores, em pacientes acima de 18 anos, de ambos os sexos, submetidos ao mapeamento venoso superficial pela ecografia vascular.

RESULTADOS:

Os pacientes apresentaram idade média de 46,1 ± 14,5 anos, sendo 81,7% do sexo feminino. A insuficiência de veia safena magna foi encontrada em 38,8% dos casos. A insuficiência da perfurante anterior do joelho foi encontrada em 146 membros inferiores (8,2%), com diâmetro médio de 1,7 ± 0,15 mm, sendo predominante a localização infrapatelar (86,4%). A tributária anterior da veia safena magna originou o refluxo na perna em 34%, com relação direta desta tributária com a perfurante anterior do joelho em 79,4%. Observou-se associação entre a presença de perfurante anterior do joelho e insuficiência de veia safena magna (p = 0,0001) e sexo masculino (p = 0,001).

CONCLUSÃO:

Houve associação entre insuficiência de perfurante anterior do joelho e insuficiência de veia safena magna em pacientes com varizes primárias dos membros inferiores submetidos à ecografia vascular, sendo que a correta identificação desta perfurante pode ser importante na abordagem terapêutica desses pacientes
Biblioteca responsável: BR44.1
Localização: BR44.1