Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelo de gerenciamento de projetos aplicado a pesquisa clínica / Project management model for clinical research

J. bras. econ. saúde (Impr.); 10(3): 232-238, dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, ECOS | ID: biblio-980926

OBJETIVO:

Desenvolver um modelo para o gerenciamento de projetos em centros de pesquisa clínica (CPCs) no cenário público-privado e privado.

MÉTODOS:

Estudo transversal prospectivo com aplicação de um questionário específico em CPCs no Brasil. Esse instrumento avaliou a aplicação prática das 10 áreas de conhecimento do Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) (gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, de qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições e partes interessadas) com relação à prática diária da pesquisa clínica nos CPC do país.

RESULTADOS:

Dos 195 centros de pesquisa elegíveis, 55 responderam ao questionário completo. O profissional com o cargo de gerente de projetos é inexistente em 37 centros (67,3%) ativos e não há Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) em 41 centros (74,5%). O controle de despesas e receitas é realizado por 50 centros (90,9%), entretanto 28 (50,9%) realizam avaliação da rentabilidade. Quanto ao gerenciamento da qualidade, 28 (50,9%) não têm parâmetros de qualidade implantados e 11 (40,7%) não realizam auditoria interna. Falhas de comunicação estão presentes em 48 centros (87,2%). A partir da avaliação da aplicação prática das 10 áreas de conhecimento do Guia PMBOK®, foi desenvolvido um modelo de gerenciamento de projetos com aplicabilidade aos centros.

CONCLUSÕES:

É possível que os centros tenham melhor definição do escopo de cada projeto, custos e prazos possuam baixa margem de variabilidade, se estabeleça boa comunicação entre as partes envolvidas e que o impacto econômico do gerenciamento possa ser reconhecido.
Biblioteca responsável: BR1925.9
Localização: BR600