Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condutas em Atenção Primária: desenvolvendo um sumário online, em português, de prática clínica baseada em evidências / Condutas em Atenção Primária: developing an online evidence-based clinical practice summary in Portuguese / Condutas em Atenção Primária: desarrollo de un sumario en línea, en portugués, de la práctica clínica basada en evidencias

Rev. bras. med. fam. comunidade; 14(41): e1707, 02/2019. tab
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS - BR | ID: biblio-981949

INTRODUÇÃO:

Embora existam internacionalmente diversos sumários online baseados em evidências, a maioria é de língua inglesa, pago ou com restrições de acesso internacional. Desta forma, estamos desenvolvendo um sumário de prática clínica baseado em evidências, em português, gratuito, transparente e livre de insumos da indústria farmacêutica.

MÉTODOS:

Selecionamos 28 tópicos para a primeira fase do projeto. Estes tópicos compõem problemas que abrangem 50% da demanda em atenção primária, são desenvolvidos sob a metodologia de revisões rápidas e submetidos à revisão por pares. A busca por evidência é realizada de forma discricionária, dando preferência às revisões sistemáticas. O website é financiado pelos autores, os quais não possuem conflitos de interesse. O conteúdo do site está sob licença Creative Commons BY-NC-SA.

RESULTADOS:

Criamos um manual para o desenvolvimento dos tópicos e o site www.condutas.com.br está disponível para acesso, com três tópicos desenvolvidos: resfriado comum, hipertensão arterial e pré-natal.

CONCLUSÃO:

O Condutas em Atenção Primária possui qualidade editorial e metodologia baseada em evidências adequada, se comparada a outros sumários online, o que é um avanço para a prática clínica nacional. Seu perfil inovador democratiza o acesso a informações atuais, consistentes e diversas, antes restritas ao leitor de língua inglesa, contudo, ao mesmo tempo enfrenta as limitações por seu pioneirismo e inerente amadorismo.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1