Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidence-based review of methods used to reduce pain after excisional hemorrhoidectomy / Revisão baseada em evidências de métodos utilizados para reduzir a dor após hemorrroidectomia excisional

J. coloproctol. (Rio J., Impr.); 39(1): 81-89, Jan.-Mar. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-984639

RESUMO INTRODUÇÃO:

A hemorroidectomia excisional (HE) é um dos procedimentos anorretais mais comumente realizados. Apesar dos resultados satisfatórios da hemorroidectomia excisional, a dor percebida pelos pacientes após o procedimento pode ser uma sequela angustiante. Esta revisão teve como objetivo buscar na literatura atual as evidências existentes sobre como evitar ou minimizar a gravidade da dor pós-hemorroidectomia.

MÉTODOS:

Uma busca organizada da literatura foi realizada usando bancos de dados eletrônicos, incluindo PubMed/Medline e Google Scholar, para os artigos que avaliaram diferentes métodos para o alívio da dor após hemorroidectomia excisional. Em seguida, os estudos foram resumidos de forma narrativa, ilustrando a hipótese e os resultados de cada estudo. Os métodos desenvolvidos para reduzir a dor após a hemorroidectomia excisional foram classificados em três categorias principais: dicas técnicas; agentes sísticos e ticos; e métodos cirúrgicos. A eficácia de cada método foi destacada ao longo do nível de evidência que a suporta.

RESULTADOS:

Evidências mais fortes (nível Ia) apoiaram a hemorroidectomia de LigaSure e o uso de pomada de trinitrato de glicerila para ser associado com alívio significativo da dor após hemorroidectomia excisional, enquanto os métodos restantes foram apoiados por menor nível de evidência (nível Ib).

CONCLUSÃO:

O uso de LigaSure na realização de hemorroidectomia excisional e a aplicação de pomada tópica de gliceril trinitrato contribuíram para o notável alívio da dor pós-operatória após hemorroidectomia excisional, de acordo com o maior nível de evidência. Talvez uma estratégia multimodal que combine agentes sistêmicos e tópicos possa ser o método ideal para o controle da dor após hemorroidectomia excisional, mas ainda são necessários mais estudos prospectivos para chegar a essa conclusão.
Biblioteca responsável: BR1.1