Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação da enfermagem frente aos sentimentos dos familiares de pacientes em terapia intensiva / The nursing team approach when facing the feelings of relatives of patients undergoing intensive therapy / Actuación de la enfermería frente a los sentimientos de los familiares de pacientes en terapia intensiva

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(3): 771-779, abr.-maio 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-987714

OBJETIVO:

Descrever os sentimentos vivenciados por familiares de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva e conhecer como os profissionais de enfermagem atuam frente a esses sentimentos.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura realizada nas base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando-se os descritores: enfermagem, apoio familiar de paciente, acolhimento, comunicação, relações profissional-família, unidade de terapia intensiva adulto, no período de 2012 a 2016.

RESULTADOS:

Obteve-se um total de 139 artigos sendo que, destes, 32 foram analisados por satisfazerem aos critérios de inclusão. Evidenciou-se os sentimentos vivenciados pelos familiares, a atuação da enfermagem frente a esses sentimentos bem como as orientações e informações prestadas aos familiares. Ainda ficaram evidentes os fatores negativos que influenciaram a atuação dos profissionais de enfermagem com a família.

CONCLUSÃO:

Os resultados permitiram uma reflexão sobre as percepções e atuação dos profissionais de enfermagem de UTI, frente aos sentimentos vivenciados pelos familiares
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1