Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de enfrentamento dos profissionais de enfermagem frente à morte na oncologia pediátrica: revisão integrativa / Nurses' coping strategies in pediatric oncology: an integrative review / Estrategias de enfrentamiento de los profesionales de enfermería frente a la muerte en la oncología pediátrica: revisión integrativa

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(3): 718-724, abr.-maio 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-988020

OBJETIVO:

Identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por profissionais de enfermagem que atuam na oncologia pediátrica diante da morte do paciente.

MÉTODOS:

Revisão integrativa da literatura realizada nas fontes de informação: BVS, MEDLINE/PubMed e no Google Scholar, no período de 01 de abril a 03 de maio de 2017. Utilizou-se os descritores: death, nursing, child, health pediatrics, oncology, cancer, coping. A amostra final foi constituída por dez artigos científicos.

RESULTADOS:

Estratégias de enfrentamento identificadas: apoio psicológico de outros profissionais e da instituição; capacitação institucional sobre a morte e o processo de morrer; troca de experiências entre profissionais; prática de esportes; religião e fé. As estratégias ocorrem de acordo com as características individuais e do ambiente de trabalho.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que as estratégias levam a atitudes auxiliadoras nas necessidades do profissional, amenizando seu sofrimento e melhorando seu processo de cuidar
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1