Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências científicas das práticas de diagnóstico da retenção urinária: scoping review / Scientific evidence of urinary retention diagnostic practices: scoping review / Evidencias científicas de las prácticas de diagnóstico de la retención urinaria: scoping review

Rev. enferm. UERJ; 26: e25840, jan.-dez. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-991144

OBJETIVO:

identificar evidências científicas sobre as práticas para o diagnóstico da retenção urinária.

MÉTODO:

trata-se de uma Scoping Review. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library e SCOPUS. Das 2482 referências encontradas, 23 foram selecionadas.

RESULTADOS:

os 23 artigos que foram agrupados de acordo com a clínica do paciente: clínica cirúrgica, clínica de reabilitação e clínica obstétrica. E as práticas utilizadas para o diagnóstico da retenção urinária: cateterismo urinário de alívio, por meio do ultrassom portátil de bexiga, com a associação do ultrassom portátil de bexiga e do cateterismo urinário e/ou com medidas não invasivas.

CONCLUSÃO:

o diagnóstico da retenção urinária é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo, no entanto, ainda não há um consenso, e a sua prática é realizada muitas vezes sem eficácia.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1