Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A formação em gestão em sistemas universais de saúde: semelhanças e diferenças entre Brasil e Espanha / Management training in universal health systems: similarities and differences between Brazil and Spain

Rio de Janeiro; s.n; 2018. 190 p. tab.
Tese em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-36565
Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Hortale, Virginia Alonso.
O estudo teve como principal objetivo analisar a formação em gestão em saúde no Brasil com base nas semelhanças e diferenças com a Espanha. Para tal, valeu-se de elementos históricos e de organização de cursos nos dois países. Partiu-se do entendimento que essa formação é uma construção social e histórica que se dá em um contexto do qual fazem parte diferentes agentes sociais, interesses e projetos em disputa. Adotou-se uma abordagem qualitativa da realidade e utilizou-se como técnicas de pesquisa a entrevista e a pesquisa documental. Foram pesquisados nove cursos no Brasil e quatro na Espanha, de diferentes níveis de formação, pertencentes a instituições públicas e privadas de ensino. Das vinte e cinco entrevistas realizadas, dez foram com formuladores e condutores da política de saúde e educação a respeito da história da formação da gestão em saúde no Brasil e na Espanha e quinze com coordenadores de curso. Os resultados foram organizados nos dois eixos temáticos da pesquisa: antecedentes históricos e experiência concreta de formação. No primeiro, a partir do contexto institucional de origem, oferta formativa inicial, institucionalização e características. Um dos temas evidenciados foi relativo à profissionalização da gestão. Ainda que presente nos dois países, na Espanha o mesmo assumiu contornos institucionais distintos com avanços significativos em período recente.
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; T362.10, C972f