Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo clínico, duplo-cego, randomizado, em crianças com amigdalites recorrentes submetidas a tratamento homeopático / Randomized, double-blind trial on the efficacy of homeopathic treatment in children with recurrent tonsillitis

Rev. homeopatia (Säo Paulo); 80(1/2,supl): 98-102, 2017. graf, tab
Artigo em Português | HomeoIndex - Homeopatia | ID: hom-12052

OBJETIVO:

Avaliar a eficácia e a segurança do tratamento homeopático em crianças com amigdalite recorrente, com indicação cirúrgica.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado, em que foram incluídas 40 crianças com idade variando de 3 a 7 anos; 20 crianças foram tratadas com medicação homeopática individualizada e 20 crianças receberam placebo. A duração do estudo de cada paciente foi de 4 meses. A avaliação dos resultados foi clínica, por meio de questionário padrão, de exame otorrinolaringológico, no primeiro e no último dia do tratamento. Utilizou-se como critério de amigdalites de repetição a ocorrência de 5 a 7 episódios de amigdalites agudas ao ano.

RESULTADOS:

Das 18 crianças que completaram o tratamento homeopático, 14 não apresentaram nenhum episódio de amigdalite aguda bacteriana; das 15 crianças que receberam placebo por 4 meses, 5 pacientes não apresentaram amigdalite, com diferenças estatisticamente significantes (p= 0,015). Nenhum dos pacientes apresentou efeitos colaterais aos medicamentos prescritos.

CONCLUSÕES:

O tratamento homeopático foi eficaz nas crianças com amigdalites recorrentes, quandocomparado ao placebo, excluindo 14 crianças (78%) da indicação cirúrgica. O medicamento homeopático não provocou eventos adversos nas crianças. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1