Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of anaerobic performance and the Body Mass Index measure of adolescents from different areas of Andalusian region (Spain) / Análisis del rendimiento anaeróbico y el índice de masa corporal en adolescentes de diferentes zonas de Andalucía (España) / A análise do desempenho anaeróbio e índice de massa corporal em adolescentes de diferentes áreas da Andaluzia (Espanha)

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2759

OBJETIVO:

Analisar a relação entre a altura média dos saltos em relação ao índice de massa corporal e sexo dos sujeitos, e encontrar diferenças significativas entre as variáveis medidas em um teste anaeróbico Saltos contra o movimento por 10 s e 60 s sobre o lugar residência.

MÉTODO:

Foram selecionados uma grande amostra de adolescentes de diferentes locais de residência categorizados em três áreas: interior urbano, costa urbana e Interior rural. Se determinou a composição corporal e a partir do Índice de Massa de corpo foram classificadas em baixo peso (<18,5), peso normal (18.5-24.9), sobrepeso (25-29.9) e obesidade (> 30). Em continuação se mediu os saltos contra movimento durante 10 s. No dia seguinte, se determinou os saltos contra movimento durante 60 s, obtendo assim, parâmetros alático anaeróbios e láctico anaeróbias respectivamente.

RESULTADOS:

A percentagem mais elevada de sobrepeso e obesidade (20.23%) foram encontrados em áreas médio rurais - zona interior, no entanto, por sua vez têm percentagens mais baixas de baixo peso ao nascer (10.66%). Em ambos os testes de salto contra Movimento não houveram diferenças significativas entre os sujeitos de áreas interior urbanas e costa urbana, mas encontraram diferenças em outras comparações.

CONCLUSÕES:

Existem diferenças significativas em certos valores anaeróbias entre adolescentes que vivem em áreas urbanas e em áreas rurais, rejeitando assim uma possível diferenciação de áreas costeiras
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS