Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doce Vida - programa de exercício físico supervisionado para diabéticos / Dulce Vida - Programa de ejercicio supervisado para diabéticos / Sweet Life-Program of supervised physical exercise for diabetics

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. graf
Artigo em Português | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2760

OBJETIVO:

Apresentar o Doce Vida - programa de exercício físico supervisionado para diabéticos como estratégia para promoção e supervisão do exercício físico para pacientes diabéticos.

MÉTODOS:

O Doce Vida caracteriza‐se como um programa de pesquisa e extensão universitária da Universidade de Pernambuco. Acontece três vezes por semana. Antes e após todas as sessões de exercício físico são avaliadas as variáveis glicêmicas e hemodinâmicas dos diabéticos. São realizadas avaliações físicas, palestras educativas e atividades de pesquisa.

RESULTADOS:

O Doce Vida já atendeu diversos diabéticos nesses cinco anos, construiu um amplo banco de dados e, até ao início do mês de junho de 2015, mais de 72 350 dados já foram tabulados. Ao analisar a média da glicemia capilar dos participantes do Doce Vida durante esses cinco anos, podemos apresentar uma redução estatisticamente significativa de 49 mg/dL (181.0 ± 61.3 vs. 132.0 ± 61.0, p = 0.001).

CONCLUSÃO:

Programas deste cunho são eficazes no controle da diabetes, porém ainda são pouco divulgados. Assim sendo, é de suma importância a divulgação de propostas semelhante ao Doce Vida, que atua como estratégia efetiva de promoção e supervisão do exercício físico para diabéticos
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS