Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à incapacidade funcional em idosos brasileiros / Factores asociados a la discapacidad funcional en ancianos brasileños / Factors associated with functional disability in Brazilian older adults

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab
Artigo em Português | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2761

OBJETIVOS:

Analisar a associação entre as características sociodemográficas, condições de saúde e aspectos comportamentais, e incapacidade funcional em idosos de três regiões do Brasil.

MÉTODO:

Estudo com delineamento transversal, com amostra composta por 909 idosos. Dados sobre características sociodemográficas, condições de saúde e aspectos comportamentais foram obtidos por meio de questionários. Modelos de regressão de Poisson com cálculo das razões de prevalências ajustadas foram utilizados para identificar os fatores associados com a incapacidade funcional.

RESULTADOS:

A prevalência de incapacidade funcional foi de 51.9%. Após análise multivariada, foi observada associação da faixa etária superior a 80 anos, arranjo domiciliar multigeracional, autopercepção negativa de saúde e menor nível de atividade física com a incapacidade funcional.

CONCLUSÕES:

A incapacidade funcional é determinada por uma rede complexa de fatores que abrange características sociodemográficas, condições de saúde e aspectos comportamentais. Fatores relacionados a aspectos comportamentais, a exemplo do incentivo a práticas de atividades físicas, poderão contribuir na efetividade da assistência multidisciplinar ao idoso, na qual profissionais de saúde estão inseridos
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS