Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnostic analysis of physical fitness and overweight related to adolescent health: Evaluation criteria for health / Análisis de diagnóstico de la aptitud física y del sobrepeso relacionados con la salud de los adolescentes: criterios de evaluación de la salud / Análise do diagnóstico da aptidão física e excesso de peso relacionados com a saúde dos adolescentes: critérios de avaliação para a saúde

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab
Artigo em Inglês | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2762

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi determinar a associação entre aptidão física, fatores socio demográficose prevalência de sobrepeso de escolares adolescentes de cidades urbanas e rurais.

MÉTODO:

A população do estudo foi composta por 377 adolescentes do sexo masculino e feminino, com idade entre 14-17 anos, que foram selecionados aleatoriamente e estudavam em escolas públicas das zonas urbanas e rurais do norte do Brasil. Foram avaliados o nível socioeconômico, flexibilidade, força abdominal, resistência e aptidão cardiorrespiratória.

RESULTADOS:

Os alunos das zonas urbanas tiveram 55% de probabilidade maior em possuir uma aptidão física inadequada, e residir em uma área inadequada quando comparados com os estudantes da zona rural (intervalo de confiança de 95% = 1.12-2.12). Houve uma associação entre força e resistência muscular com a área de residência. Estes resultados da odds ratio demonstram que as chances de os estudantes apresentarem inadequação nesta variável foram de 8.99 (intervalo de confiança de 95% = 1.12-72.30) vezes maiores entre crianças em idade escolar na zona rural, em comparação com as de zona urbana. Observou-se que 25.1% dos adolescentes encontraram-se com a composição corporal inadequada e esta proporçãofoi maior (p < 0.05) para o sexo masculino (32.3%) em relação ao sexo feminino (18%).

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que houve uma associação entre os componentes da aptidão física relacionada com a saúde e área de residência nos grupos estudados no presente estudo
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS