Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anthropometric profile of sedentary women with and without hypothyroidism / Perfil antropométrico de mujeres sedentarias con y sin hipotiroidismo / Perfil antropométrico de mulheres sedentárias com e sem hipotireoidismo

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab
Artigo em Inglês | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2763

OBJETIVO:

Comparar as características antropométricas de mulheres sedentárias iniciantes em um programa de exercício físico em academia, que apresentavam quadro clínico diagnosticado de hipotireoidismo, com mulheres que não apresentavam hipotireoidismo.

METODOLOGIA:

A amostra foi constituída por oitenta mulheres com idade entre 23 e 45 anos que ingressaram em academia de ginástica em um intervalo de dois anos e que apresentavam hipotireoidismo e o grupo controle, sem a patologia, selecionada de maneira aleatória simples. Foram realizadas medidas antropométricas, tais com massa corporal, estatura, índice de massa corpórea, circunferência de abdômen e de cintura, e percentual de gordura corporal. Aplicou-se teste t de Student para amostras independentes entre os grupos, bem como correlação de Pearson intragrupo, adotando-se uma significância de p < 0.05.

RESULTADOS:

O grupo com hipotireodismo apresentou diferença significativa (p≤0.05) em relação ao grupo controle para a variável do percentual de gordura corporal apenas para as mulheres maiores que 35 anos, bem como as mulheres com hipotireoidismo acima de 35 anos apresentaram forte associação das variáveis antropométricas com o índice de cintura e quadris (r≥0.70).

CONCLUSÃO:

Mulheres sedentárias, acima dos 35 anos e acometidas por hipotireoidismo, apresentam maior associação das variáveis antropométricas com a predisposição ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares em relação aos seus pares sem a patologia, e abaixo desta faixa estaria
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS