Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Body mass index and sum of skinfolds: Which is the best predictor of body image dissatisfaction in adolescents? / Índice de masa corporal y suma de pliegues de la piel: ¿cuál es el mejor predictor de insatisfacción con la imagen corporal en los adolescentes? / Índice de massa corporal e somatório de dobras cutâneas: qual é o melhor preditor da insatisfação com a imagem corporal em adolescentes?

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab
Artigo em Inglês | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2764

OBJETIVO:

avaliar a associação da insatisfação com a imagem corporal com dois indicadores antropométricos (índice de massa corporal e soma de dobras cutâneas) em adolescentes do sexo feminino e identificar o melhor preditor da insatisfação com a imagem corporal nesta população.

MÉTODO:

O estudo incluiu 329 estudantes do sexo feminino com idades entre 11-14 anos de Santa Maria/RS. A imagem corporal foi avaliada por meio da escala de silhuetas de Stunkard et al. Peso corporal, estatura e dobras cutâneas foram mensuradas para calcular o índice de massa corporal e o somatório de dobras cutâneas. O teste Qui-quadrado e análise de regressão logística foram utilizadas no software SPSS(R) 15.0, adotando um nível de significância de 5.0%.

RESULTADOS:

A insatisfação com a imagem corporal esteve associada com ambos os indicadores antropométricos. No entanto, o índice de massa corporal mostrou maior poder de preditivo deste fenômeno e os estudantes com sobrepeso e obesidade apresentaram três vezes mais chance de estarem insatisfeitos.

CONCLUSÃO:

Este estudo sugere o uso do índice de massa corporal como um indicador antropométrico em estudos sobre a imagem corporal nesta população devido a sua forte relação com a insatisfação com a imagem corporal
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS