Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validade e fidedignidade do uso de cronômetros e vídeo para avaliação do tempo de execução do Line Drill Test / Validez y fiabilidad del uso de cronómetros y análisis de vídeo para evaluar el tiempo del Line Drill Test / Validity and reliability of the use of timers and video analysis to evaluate the Line Drill Test running time

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab, graf
Artigo em Português | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2771

OBJETIVO:

Determinar a validade e confiabilidade intra e interavaliadores da utilização de cronômetros e vídeos para registro do tempo de execução do Line Drill Test (LDT), comparando‐as a fotocélula.

MÉTODO:

Vinte e dois atletas universitários de basquetebol e handebol executaram o LDT em uma única tentativa. O tempo de execução foi registrado simultaneamente por fotocélula (padrão‐ouro) e avaliadores com cronômetros manuais. Simultaneamente, o teste foi filmado para posterior análise por avaliadores cegados com relação aos demais tempos obtidos. Foram determinados os seguintes índices: a) coeficiente de correlação intraclasse; b) coeficiente de variação; c) máxima diferença absoluta para um mesmo teste; e d) erro típico.

RESULTADOS:

Não houve diferença estatística no uso dos equipamentos. As correlações interavaliador e entre os equipamentos foram elevadas (r = 0.993 a r = 1.000; p < 0.001 para todas). Os índices entre cronômetros e fotocélulas foram: coeficiente de correlação intraclasse = 0.995 (p < 0.001), % coeficiente de variação = 0.85%, máxima diferença absoluta = 1.08 s e erro típico = 0.13 s; e entre vídeos e fotocélulas foram: coeficiente de correlação intraclasse = 0.999 (p < 0.001), % coeficiente de variação = 0.60%, máxima diferença absoluta = 0.52 s e erro típico = 0.07 s.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem que a utilização de equipamentos de baixo custo (cronômetros e câmeras) para registrar o tempo de execução do LDTé válida e confiável
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS