Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validade e fidedignidade de escalas de apoio social e autoeficácia para atividade física em escolares / Validez y fiabilidad de las escalas de apoyo social y autoeficacia para la actividad física en escolares / Validity and reliability of scales measuring social support and self-efficacy for physical activity in students

Rev. andal. med. deporte; 11(3): 0-0, sept. 2018. tab
Artigo em Português | IBECS-Express | ID: ibc-ET1-2784

OBJETIVO:

Analisar a validade e a fidedignidade (reprodutibilidade e consistência interna) das escalas de apoio social e autoeficácia para atividade física em escolares de 9‐15 anos.

MÉTODO:

Participaram do estudo 1678 escolares para a etapa de validade e consistência interna e 1393 para reprodutibilidade, de ambos os sexos, de Curitiba, Brasil. A validade foi verificada pela análise fatorial exploratória, a reprodutibilidade pelo coeficiente de correlação intraclasse e a consistência interna pelo alpha de Cronbach.

RESULTADOS:

As escalas de apoio social e autoeficácia para atividade física apresentaram dois fatores com cargas fatoriais iguais ou superiores a 0.40 para todos os itens em todas as idades. Os escores de reprodutibilidade foram adequados em todas as faixas etárias analisadas para as medidas de apoio social para atividade física (≥ 0.81) e autoeficácia para atividade física (≥ 0.72). A consistência interna para a escala de apoio social variou entre 0.87‐0.90 e para a escala de autoeficácia para atividade física de 0.77‐0.82.

CONCLUSÕES:

As escalas demonstraram validade fatorial satisfatória e reprodutibilidade e consistência interna adequadas, sendo recomendadas a sua utilização em estudos com escolares entre 9‐15 anos de idade
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS