Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Sintomas depressivos na transição menopausal: uma revisão da literatura / Prevalence of depressive symptoms in the perimenopause: a sistematic review of the literature

São Paulo; s.n; 2007. 65 p.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-478246
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Aldrighi, José Mendes.

Resumo

O climatério representa a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa - última menstruação espontânea da vida da mulher - é firmada retrospectivamente pela ausência de ciclos menstruais num período de 12 meses. Mais recentemente tem sido utilizada a denominação perimenopausal para caracterizar o período que inclui o estágio da transição menopausal para o da pós-menopausal, que tem início por volta dos 37 anos. As oscilações dos hormônios ovarianos são responsáveis por inúmeras repercussões, destacando-se os calores, a insônia e a sintomatologia depressiva; algumas mulheres mostram-se mais vulneráveis ao surgimento de sintomas depressivos sinalizando que outros fatores possam estar envolvidos na sua gênese. A presente investigação teve o propósito de atualizar a literatura sobre sintomas depressivos observados na perimenopausal, a partir de uma revisão sistemática de estudos no período de 1996 a 2006. Para realizar a pesquisa, a busca da literatura foi baseada em estudos de prevalência publicados e obtidos nas bases de dados da Biblioteca Cochrane e Medline. Os resultados mostraram que a prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa variou de 19 por cento a 73 por cento. Assim, a real prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa não fica clara nesta revisão, tendo em vista a enorme variação nas taxas encontradas. Há necessidade de se estudarem os antecedentes psicológicos, tais como: tensão pré-menstrual, transtorno disfórico pré-menstrual, ou depressão pós-parto, que são aspectos relevantes na história pregressa das mulheres na perimenopausa ou transição menopausal.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; 612.665, 13. 49307/2008 / BR67.1; MTR, 1549. 49308/2008. CM