Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em fisioterapia: uma revisão bibliográfica / The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in physical therapy: a literature review

São Paulo; s.n; 2008. 111 p. tab, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-500897
Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Buchalla, Cássia Maria.

Resumo

Introdução: Verifica a utilização da CIF em Fisioterapia. Objetivo: Realizar uma revisão dos trabalhos publicados sobre as formas de uso da CIF em Fisioterapia. Método: Revisão sistemática de artigos publicados em revistas indexadas que tratam sobre o panorama atual da utilização da CIF na prática de Fisioterapia. Entre os artigos selecionados, a CIF é objeto de estudo e sua aplicabilidade em Fisioterapia é testada pelos pesquisadores. Resultados: 155 artigos foram levantados nas bases de dados pesquisadas. Destes, 13,5 por cento preenchiam os critérios de inclusão. Dentre os excluídos, 80,6 por cento artigos informativos sobre a CIF, 14,9 por cento eram sobre aplicação em outras áreas e em 4,5 por cento, a CIF não era objeto de estudo.18 artigos foram selecionados, 1 estudo de corte seccional, 4 estudos de caso, 5 revisões bibliográficas e 8 consensos para criação de regras de relacionamento entre medidas funcionais existentes e a CIF. Conclusões: A análise dos artigos permitiu mostrar a tendência de uso parcial da classificação. Apesar da dificuldade que os profissionais encontram em utilizá-la, a CIF é vista como saída para a resolução de um problema em Fisioterapia: a unificação da linguagem. A CIF, como classificação ou como modelo, tende a servir de base para a estruturação dos serviços de Fisioterapia tanto como guia para a prática do processo de reabilitação como para formação de um sistema de informação.
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1. 49886/2008, 35; 614.12 / BR.67.1. 49887/2008. CM, 1570; MTR