Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tumores do plexo lombossacral. Relato de dois casos e revisão da literatura / Lumbosacral plexus tumors. Report of two cases and literature review

Arq. bras. neurocir; 27(3): 96-101, set. 2008. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-551107

INTRODUÇÃO:

Tumores do plexo lombossacral(TPLS)são raros. Entre estes, neurofibromas e schwannomas são os mais comuns. Em geral, atingem grandes proporções, sendo, na maioria das vezes, detectados incidentalmente durnate investigações de sintomas inespecíficos, tais como dor abdominal, dor lombar e constipação. Por vezes, comprometem a coluna vertebral, provocando destruição dos corpos vertebrais e/ou alargamento dos farames intervertebrais, podendo haver invasão do canal vertebral.

OBJETIVO:

Relatar os casos de dois pacientes que apresentavam volumosas massas retroperitoneais revomidas cirurgicamente. O acesso cirúrgico foi realizado pela equipe da cirurgia geral, e a equipe de neurocirurgia procedeu a ressecção de ambos os tumores por meio de dissecção microcirúrgica no interior do músculo psoas maior. o exame histopatológico diagnosticou neurofibroma e schwannoma, não relacionados à neurofibromatose tipo 1(NF1).

CONCLUSÃO:

Os TPLS são lesões cujo tratamento deve ser cirúrgico, realizado por equipe multidisciplinar, utilizando técnicas de microcirurgia para obtenção de um bom resultado funcional com possibilidade de ressecção total sem déficit neurológico.
Biblioteca responsável: BR584.1