Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pacto em defesa da saúde: divulgando os direitos dos usuários pela pesquisa-ação / Pacto en defensa de la salud: divulgando los derechos de los usuarios por la investigación-acción / Defense pact on health: disclosing the user's rights through action research

Rev Gaucha Enferm; 30(4): 677-684, dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-556223
Objetivou-se divulgar e discutir a carta dos direitos dos usuários do sistema único de saúde (SUS), com pacientes e familiares que buscaram atendimento em serviço público hospitalar.

METODOLOGIA:

optou-se pela pesquisa-ação, com abordagem qualitativo-construtivista, que propõe a participação coletiva e ação planejada com ênfase na mudança de uma situação. A coleta de dados ocorreu concomitantemente às discussões com os usuários da saúde, no decorrer do ano 2007, durante encontros semanais de aproximadamente uma hora.

RESULTADOS:

as falas codificadas e analisadas resultaram em três eixos temáticos: direitos e deveres dos usuários; qualificação profissional; acolhimento em saúde.

CONCLUSÃO:

a carta dos direitos dos usuários do sus se coloca como um dispositivo importante para o cidadão conhecer os seus direitos de acesso ao sistema de saúde, bem como contribuir de forma critica e co-responsável nas discussões e delineamentos em prol de um sistema de saúde mais resolutivo e eficaz.
Biblioteca responsável: BR546.1