Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Eventos de vida produtores de estresse e câncer de mama feminino: metanálise / Stressfull life events and female breast cancer: meta-analysis

Fortaleza; s.n; 07 mar. 2008. 90 p. (BR).
Tese em Português | LILACS | ID: lil-558497
Apresentada a Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Fernandes, Ana Fátima Carvalho.
ntrodução: Vários fatores de risco para câncer de mama estão bem estabelecidos, entretanto o papel do estresse como um desses fatores requer comprovação.

OBJETIVO:

Verificar associação de eventos de vida produtores de estresse com incidência primária do câncer de mama entre mulheres.

MÉTODO:

Revisão sistemática nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, LILACS e Biblioteca Cochrane Library, no período de 2006 a 2007, sem restrição de idioma. A seleção dos estudos foi realizada por três pesquisadores, e abrangeu os seguintes critérios de inclusão: pacientes maior de 18 anos; estudos observacionais primários; primeira ocorrência de câncer de mama; mensuração do estresse por categorias, intensidade e freqüência dos eventos; resultados expressos como risco relativo (RR) com intervalo de confiança (IC). A qualidade metodológica foi avaliada pelos critérios de Downs e Black, enquanto o nível de evidência pela classificação de Melnyk e Fineout-Oveholt. Para metanálise os estudos foram agrupados em três análises: duas análises em virtude das categorias viuvez e divórcio, e uma análise considerando a intensidade autopercebida e freqüência de eventos. Na aplica metanálise foi realizada pelo programa Data Analysis and Statistical Software-Stata, versão 9.0. com aplicação do teste Q para estimar a heterogeneidade e do modelo de efeito randômico para cálculo do efeito combinado. As análises de sensibilidade e viés não foram realizadas devido ao pequeno número de estudos.

RESULTADO:

Oito estudos foram incluídos de uma amostra inicial de 621 artigos...
Biblioteca responsável: BR6.1
Localização: 616.99449; S236e