Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ação da estimulação elétrica nervosa transcutânea sobre o limiar de dor induzido por pressão / Transcutaneous electrical nerve stimulation action on pressure-induced pain threshold

Rev. dor; 12(3)jul.-set. 2011.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-600118

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma correntede baixa frequência, utilizada para tratamento de dor, contudo há lacunas com respeito aos parâmetros de uso, bem como do modo de ação. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da TENS, na forma burst, sobre ador induzida por pressão.

MÉTODO:

Estudo duplamente encoberto e cruzado, com 23 indivíduos, de ambos os sexos, alocados em grupo TENS (GT) e grupo placebo (GP). A TENS burst, com duração de fase de 200 µs e com intensidade regulada até o limiar motor foi aplicada em duas regiões dos nervos mediano e ulnar, ambos na região supracondiliana, por 15 minutos. Para avaliação do limiar doloroso foi aplicado um dolorímetro de pressão sobre as regiões tenar e hipotenar nos seguintes períodos:antes e imediatamente após a estimulação, 20 minutos e 1 hora após o término da eletroestimulação.

RESULTADOS:

Por meio da avaliação do limiar doloroso da região tenar e hipotenar, observou-se que não houve diferença significativa quando comparados intragrupo e entre os grupos, para todos os momentos da avaliação.

CONCLUSÃO:

O uso de TENS na forma burst não foi eficaz para elevar o limiar na dor induzida por pressão.
Biblioteca responsável: BR1.1