Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribuição corporal e situação das margens em cirurgias de carcinomas cutaneos - 331 casos / Body placement and situation of the margins in surgeries of cutaneous carcinomas - 331 cases

Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-658425

INTRODUÇÃO:

Carcinomas cutâneos constituem o tipo maiscomum de câncer que acomete a humanidade. O tratamentocirúrgico é o considerado padrão e envolve o sacrifício de umafaixa de pele aparentemente normal ao redor da lesão a fim deerradicar possíveis invasões tumorais.

OBJETIVOS:

Quantificarqualitativa e topograficamente os casos de câncer de pele nãomelanoma e fazer análise pormenorizada do acometimento dasmargens cirúrgicas.

MÉTODO:

Estudo retrospectivo, transversal edescritivo (n=331). Os casos foram tratados no serviço de cirurgiageral do Hospital Universitário Alcides Carneiro, no período deJan/2007 a Ago/2008.

RESULTADOS:

Encontrou-se que as lesõesocorreram principalmente em pólo cefálico (n=234) seguidospor tronco (n=51) e membros (n=46). Houve predominância doCBC no pólo cefálico e em dorso, já o CEC predominou em lábioinferior, pescoço e membros e ambos aparecem em quantidadessemelhantes em tórax e ombros. No pólo cefálico foi onde ocorreumais frequentemente a remoção incompleta do tumor (n=61). Amargem mais acometida foi a lateral (n=43) seguida pela profunda(n=17) e ambas (n=12). O nariz foi o local com o maior númerode margens positivas (n=22).

CONCLUSÃO:

Faz-se necessárioespecial cuidado no tratamento das lesões do polo cefálico a fimde evitar margens positivas diminuindo as recorrências.
Biblioteca responsável: BR1.1